Voltaremos em breve!

Estamos passando por alguns problemas técnicos que em breve serão sanados. Continue aproveitando nosso conteúdo!

Região Sul - Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia


A região sul é a menor região em extensão territorial do nosso do país, com cerca de  576.407 km², é também o lugar com os maiores indicadores sociais do Brasil. O PIB, de R$ 535,662 bilhões, só fica atrás da região sudeste.

A região é composta por três estados, Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), tendo uma densidade demográfica de 47,5 hab./km². A população total soma quase 28 milhões de pessoas.

A cidade mais populosa é Curitiba (PR), seguida por Porto Alegre (RS), Joinville (SC) e Londrina (PR).

CLIMA

A região sul é a única parte do país que localiza-se quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.

A região conta com uma amplitude térmica elevada, já que no verão as temperaturas podem alcançar 30ºC, principalmente no litoral, e no inverno temperaturas menores que 20ºC. Na serra catarinense e gaúcha, temperaturas negativas são comumente registradas, inclusive com incidências de geadas e até neve. As chuvas geralmente são bem distribuídas durante o ano.

O vento também é muito responsável pela temperatura da região, sofrendo grande influência deste fator, tanto no verão, tanto no inverno.

RELEVO

O relevo sulista constitui-se principalmente de duas diferentes divisões do planalto brasileiro. Um deles é o planalto cristalino ou planalto atlântico, que formam as elevações no leste da região, algumas até próximas ao litoral. Esta elevação é responsável pelo grande número de morros na região, conhecido como "mar de morros". O planalto meridional ocupa a maior parte da região sul, formando as conhecidas serras, como a Serra Geral. Planícies também são encontradas na região.

VEGETAÇÃO

A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.

HIDROGRAFIA

Por conta do relevo, a maioria dos rios segue em direção de leste para oeste. As duas principais bacias hidrográficas são a Bacia do Paraná e a Bacia do Uruguai. Os rios da região tem grande potencial hidrelétrico. A Usina de Itaipú, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localiza-se no Rio Paraná.
COMPARTILHAR:

+1

Nenhuma resposta para "Região Sul - Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia"

Postar um comentário

Siga por e-mail